Parceiros

Estudos para Célula

22/03/2015 às 00:00:00

Jesus e a Tristeza!

Lição dos dias 23 a 28/03/2015

 

38Quando chegaram a casa do chefe da sinagoga, viu Jesus um alvoroço, e os que choravam e faziam grande pranto.

39E, entrando, disse-lhes: Por que fazeis alvoroço e chorais? a menina não morreu, mas dorme.

40E riam-se dele; porém ele, tendo feito sair a todos, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele vieram, e entrou onde a menina estava.

41E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.

42Imediatamente a menina se levantou, e pôs-se a andar, pois tinha doze anos. E logo foram tomados de grande espanto.

43Então ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que lhe dessem de comer. Mc 5.38-43

 

Neste texto, temos o relato de Jesus agindo na casa de um líder da Sinagoga de Cafarnaum, cujo nome era Jairo. Dias antes o Senhor Jesus estivera naquela Sinagoga e, sendo sábado, curou um homem que tinha um grave problema numa de suas mãos. Na ocasião, tanto os líderes da Sinagoga como os políticos ligados à família de Herodes chegaram a tramar pela morte de Jesus (Mc 3.6). Imagino que Jairo participou da reunião onde falou-se muitas coisas ruins sobre Jesus e sobre sua morte. Poucos dias depois estava Jairo buscando desesperadamente o auxílio de Jesus para curar sua filha que morria

Ao chegar à casa de Jairo, Jesus entrou na casa mais triste de toda aquela cidade. Em menos de uma hora a atmosfera mudou completamente. Ele continua operando mudanças radicais nos dias de hoje.

 

01 - Jesus Não Se Sente a Vontade Lidando com Gente Incrédula

Quando Jesus esteve na Sinagoga, a incredulidade (dureza de coração) das pessoas reunidas ali fez com que Jesus ficasse muito triste (Mc 3.5). E ao chegar à casa de Jairo, a Bíblia conta que Jesus precisou ordenar que todos os incrédulos saíssem da casa. Estava acontecendo o velório e muita gente chorava. Porém, as palavras de Jesus não foram compreendidas por aquelas pessoas. Quem não crê não entende a linguagem da fé e do Espírito.

A Bíblia conta que as pessoas “riram de Jesus” (Mc 5.40). Uma esquizofrenia, mentes divididas – do choro copioso para o riso de deboche e incredulidade. E por serem incrédulos, Jesus mandou que todos se retirassem da casa. Hoje é dia de você expulsar de sua vida toda incredulidade.

 

02 – Jairo Sabia Que Jesus Curava, Faltava Aprender Que Jesus Tinha Poder Sobre a Morte

O dirigente da sinagoga e pai da menina de doze anos conhecia um pouco de Jesus. Sabia que Ele podia curar pessoas instantaneamente, como o vira fazer na Sinagoga. Mas ele não conhecia a Jesus como aquele que tinha poder até sobre a morte. Em Mc 5.35, lemos que Jairo esteve a ponto de desistir de levar Jesus até sua casa quando soube que sua filha já estava morta.

Foi o próprio Jesus quem incentivou Jairo a não desistir. Jesus é nosso incentivador. Ele tem muito mais do que cura de doenças para nos dar. Ele é o único que pode dar vitória sobre a morte.

                                               

                            12E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há,                                      dado entre os homens, em que devamos ser salvos.Atos 4.12

 

A Ordem de Jesus: “Talita Cumi”

 

Bastou Jesus dizer estas palavras e a menina voltou à vida com plena saúde. “Menina, Eu te ordeno, levante-se! (Mc 5.41). Há outros textos no NT que mostram como uma Ordem de Jesus é poderosa. Os ventos obedeceram a Ele. O mar obedeceu a Ele. Os demônios obedeceram a Ele...

E na sua vida, Jesus tem ou não tem autoridade? Uma ordem de Jesus na sua vida produz que efeitos?

Para você, hoje, as ordens de Jesus são:

28Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

30Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. Mateus 11:28-30

Se você é como Jairo estas ordens vão produzir grandes transformações.

 

Conclusão

A casa mais triste da cidade tornou-se o lugar mais feliz. Jesus exerceu seu poder e autoridade naquele lugar. Ele quer que cada pessoa desta célula hoje se beneficie do Seu poder e autoridade.

Ore com as pessoas ajudando-as a se entregarem a Jesus como Senhor e Salvador.

Consolide os novos com amor e sabedoria no Espirito Santo.

 

Como amor, adaptada pelos

Aps Sóstenes e Lílian Sousa.

 

Sugestão de Quebra Gelo: Você conhece alguém que tenha no passado falado muito mal sobre Jesus ou sobre a Igreja e os crentes e que posteriormente se converteu? O apóstolo Paulo foi alguém assim. Anuncie este estudo dizendo que será baseado na narrativa do que Jesus fez na casa de um homem que chegou a participar de uma reunião que tramou a morte de Jesus. Mas que depois mudou radicalmente de postura.

Deixe seu Comentário

Ainda não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Seu Nome:

Seu E-mail:  (Não será divulgado)

Comentários:
   Página de 10     ( Total de Registros: 94 )

PIBEG - Primeira Igreja Batista do Eduardo Gomes

Av. Ayrton Senna, N° 725 - Conjunto Hab. Brig. Eduardo Gomes

CEP.: 49.100-000 - Fone: (79) 3257- 8780 / 3044-4347 

São Cristóvâo - Sergipe